sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Carga tributária – você sabe qual é a sua?



Outro dia, conversando com uma amiga, chegamos à conclusão que uma boa parte dos empresários brasileiros não tem ideia da carga tributária de suas empresas. Estes empresários acreditam que optar pelo SIMPLES NACIONAL é a melhor forma de pagar menos impostos. Sou obrigada à afirmar que não...... isto mesmo, nem sempre optar por este sistema de tributação é o melhor para a saúde financeira da empresa!  E se você perguntar por que, vou responder com outra pergunta. Você já fez um estudo tributário na sua empresa?
Para fazer um estudo tributário é preciso ter uma contabilidade que reflita a realidade financeira da empresa, e com esta informação em mãos é possível analisar toda a situação econômica da empresa e analisar em qual o tipo de tributação se enquadra.
Você achou simples? Mas não é! As informações que a contabilidade precisa deve partir do departamento administrativo (contas à pagar e contas à receber) da empresa. Este departamento tem, obrigatoriamente, que estar afinado com a contabilidade. A contabilidade por sua vez precisa enviar os documentos contábeis dentro dos prazos estipulados entre contratante e prestador de serviços (de forma mensal, trimestral, semestral ou anual) para a empresa se basear e tomar decisões com os números exatos nas mãos e conseguir estipular qual a real carga tributária que a empresa vem sofrendo.
Por isto, caro empresário, ou futuro empresário, tome as rédeas da situação, e analise a saúde financeira da sua empresa para ter certeza dos seus lucros.
Por Deia Roder