sexta-feira, 16 de março de 2012

IR 2012: Investimentos na bolsa de valores. Como declarar!


A bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros. Aplicar na bolsa de valores exige uma série de cuidados, já que se trata de um investimento de alto risco. O lucro ou perda apurado neste investimento deverá ser declarada corretamente.

Para fins de apuração e pagamento do imposto mensal sobre os ganhos líquidos, as perdas incorridas poderão ser compensadas com os ganhos líquidos auferidos, no próprio mês ou nos meses subsequentes, inclusive nos anos calendário seguintes, exceto no caso de perdas em operações de day-trade, que somente serão compensadas com ganhos auferidos em operações da mesma espécie. Portanto, a perda será apurada pelo valor líquido de R$ 400,00. Informe a perda apurada no demonstrativo “Renda Variável”. A distribuição de dividendos não altera o custo de cada ação.

O valor do imposto de renda devido a título de renda variável não é compensável com a restituição a receber. O imposto devido é exclusivo na fonte. Informe no demonstrativo de “Renda Variável” o prejuízo apurado no mês, precedido do sinal negativo. O programa transporta para o próximo mês o prejuízo apurado a compensar.

A Declaração de Imposto de Renda deve ser preenchida com cautela, antes de transmiti-la verifique todos os campos preenchidos, e, em caso de duvida consulte uma pessoa mais experiente do que você no assunto.



Deia Roder

Nenhum comentário:

Postar um comentário