segunda-feira, 19 de março de 2012

Imposto de Renda 2012 - despesas com saúde

Gastos com plano de saúde e despesas médicas, do titular e seus dependentes na Declaração de Imposto de Renda, podem ser dedutíveis, porém é preciso seguir algumas regras. Relacionei abaixo as duvidas mais comum.

- para quem é responsável pelo pagamento do plano de saúde familiar (titular e de seus dependentes na declaração de IR): são dedutíveis as despesas médicas ou com plano de saúde relativo ao tratamento do declarante e de dependentes incluídos na declaração.

- para quem é responsável pelo pagamento do plano de saúde familiar (titular e de pessoas não dependentes na declaração de IR): são dedutíveis as despesas médicas ou com plano de saúde relativo ao tratamento do declarante, porém não será incluso os valores referentes aos não dependentes, estes, por sua vez, poderão deduzir os valores referentes às despesas médicas em suas declarações.

- para quem possui plano de saúde empresarial: os valores descontados em folha de pagamento poderão ser deduzidos na Declaração de Imposto de Renda.

- para quem possui restituição de revisão de mensalidade de plano de saúde: esta restituição deverá ser informada como rendimento tributável, já que o pagamento ao plano é considerado despesa médica dedutível.

Caso reste alguma duvida mande um e-mail ou faça um comentário aqui no post.



Deia Roder

Nenhum comentário:

Postar um comentário